terça-feira, 19 de julho de 2011

Citação da Semana

“Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.”


Arnaldo Jabor

Urgências

Buscando o significado da palavra urgência um dos que me chamou bastante atenção foi o seguinte: Acontecimento que requer máxima prioridade, que não pode esperar. Encontrei também alguns sinônimos: Emergência, gravidade, necessidade, prioridade.  E a definição que pra mim se encaixa mais no que quero falar hoje: Qualidade eu caráter de urgente; pressa.

Quando eu estava iniciando minha vida escolar, eu estudava  pela manhã e lembro-me que minha mãe escutava um programa de rádio de um locutor que por coincidência, ou não, era nosso vizinho. Mas o que me chamava muita atenção no tal programa era o bordão que ele usava. Antes da hora não é hora, depois da hora não é mais hora, olha a hora! Acredito eu que ele dizia isto por se tratar de um programa que começava muito cedo. Mais lembrando desta célebre frase dia destes, relacionei-a com algo bem diferente de relógios ou ponteiros.

Minha mãe cansa de dizer, calma Gabriela, tu não nasceu de sete meses, mas eu tenho certeza que se eu pudesse escolher teria nascido, tenho pressa de quase tudo na vida. Gosto sempre que as coisas aconteçam “ pra ontem”  e sabe que eu nem sei por que eu sou assim. Quando passei a “me entender por gente” eu já tinha essa urgência toda dentro do peito. Mas sendo bem sincera, isso cansa tanto. Tão mais fácil é deixar que as coisas aconteçam, sigam seu curso.  Encontrei em um livro que estou lendo, algo que diz mais ou menos assim: Guerras travadas antes do tempo podem ser perdidas, guerras iniciadas depois provávelmente serão, mas certamente terá a vitória quem iniciar o combate no tempo certo. Viu só... (risos)

“A tempo para todas as coisas debaixo do céu.” Nossa! Quantas vezes tive de ler esta passagem pra tentar me convencer, mas como dizem, a dor ensina a gemer e nem sempre, ou melhor, quase nunca as coisas acontecem no tempo que a gente quer, deseja, ambiciona. Eu costumava  pensar que  seria tão mais fácil se tudo que eu pretendo ou quero acontecesse no momento exato que eu desejo. Hoje eu vejo, grande engano eu tinha a este respeito. Cada coisinha acontece no seu devido momento e as vezes é até bom esperar. Tem coisas que achamos que nunca vão acontecer e de repente somos pegos de surpresa. Acontecem no momento exato.

Gosto de frutas, especialmente as colhidas no pé. Quando  tentamos comer uma fruta antes de estar madura, é praticamente insuportável o gosto, não dá pra morder, dura demais. Depois do tempo, quase não da pra pegar, pois se desmancha com facilidade, já passou, não dá mais. Mas como é bom uma fruta pronta, colhida no tempo certo. Doce, suculenta. Enfim... na medida.

Desejo de coração que em nossas vidas  todos os acontecimentos sejam como frutas prontas pra colheita. Doces e saborosas,. Que tragam a mesma honra de uma plantação, regada e bem cuidada e toda a paciência e aprendizagem da espera,  juntamente com a astúcia da colheita no tempo certo.



                                                           Gabriela Cabral