quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Citação da Semana

“Ser paciente e esperar alivia muito pesar”

Perdas e Danos


Conquistar coisas requer bastante esforço creio que a maioria de nós sabe disso. Conquistar pessoas também, claro que dependendo de quem se trata. Obter afeto, carinho, respeito é bastante complicado e muitas vezes demorado.
Comigo é diferente. Toda pessoa que entra na minha vida já chega com um saldo de 100% confiança, carinho, cumplicidade, etc... e ao longo do “caminho” a percentagem aumenta ou diminui. Eu acho tão mais fácil dar o benefício da dúvida a alguém. Sabe como é? Inocente até que se prove o contrário.
Tá certo, eu concordo que é acreditar demais nas pessoas e  muitos me julgam boba por ser assim. Mas é isso... My way! Já perdi tanto por ser assim “bobinha”. E quando falo em perdas não estou me referindo apenas as materiais, essas nem me são relevantes.E como se diz, ”Mais tem Deus pra dar do que o diabo pra tirar”. Piores são os danos que não vemos, apenas sentimos.
Quero achar que sei por que isso acontece. Quando alguém obtém nosso afeto, acredita que vai o ter pra sempre. Ledo engano. Eu não amo pra sempre, mas também não deixo de amar de vez.  Se quando entra na minha vida, a criatura tem uma conta alta, dependendo da estória a conta vai diminuindo, as vezes lentamente, por outras nem tão lentamente assim.
Ainda  sofro muito por não esperar dos outros o que não ofereço. Hoje em dia já “acordei” para o fato de que não devemos nem podemos julgar as pessoas por nós mesmos. Caráter cada um tem o seu e tem uns que nem se dão ao trabalho de ter. Hoje em dia procuro não nortear minha vida pelas atitudes alheias, mas sim pelas escolhas que considero corretas de se fazer.
Sou boba pelas vezes que confiei em alguém que não era confiável? Não sei. Talvez seja, vai depender do ponto de vista de cada um. Mas tem uma frase que diz  que acreditar não faz de ninguém um tolo. E que tolo sim, é quem mente.  Prefiro crer nisso. Já perdi em algumas vezes, algumas dessas perdas causaram danos irreparáveis, mas eu tenho uma mania insuportável de ser otimista e de ver que mesmo nas perdas ganhamos algo. Sempre. O que me faz lembrar de outra frase mais ou menos assim: “Na vida quem perde o telhado, ganha as estrelas”. Perdendo algo, inevitavelmente vamos ganhar outra coisa no lugar. Boa ou ruim? Isso só você pode saber.
Mas já dizia Sinatra, “The record shows, I took the blows And did it my way. Yes, it was my way!” (Os registros mostram, que eu recebi as desgraças e fiz do meu jeito. Sim, esse era meu jeito!)

Gabriela Cabral