sexta-feira, 1 de julho de 2011

Das coisas que a gente pede


Fiquei parada por alguns momentos um dia destes e comecei a pensar, quanta coisa a gente pede.
Eu vejo por mim. Minhas amigas dizem  que ir ao supermercado comigo é “Padecer no Paraíso”. Sei lá quantas vezes  eu já ouvi delas: “Tu parece criança”. Acho até engraçado e admito que na maioria das vezes eu nem quero nada, mas já estou tão  acostumada a pedir que não gosto de perder a oportunidade.
Envolvida neste pensamento, me ocorreu que conforme vamos crescendo nossa forma de requerer  vai mudando.
Quando somos crianças, nos achamos merecedores de tudo e é um tal de “mãe me dá” daqui, um “eu quero isso” dali e por aí vai. Já na adolescência, mais cautelosos, interrogamos. “Pai, eu posso comprar?” Mas a fase que eu considero a mais difícil de todas é quando chegamos na vida adulta, e aí, já não nos julgamos mais tão merecedores daquilo que solicitamos.
Será que isso só acontece comigo?
Enfim...
Nessa fase nossos pedidos acabam sendo destinados, na maioria das vezes, a Deus. Você não pede? Eu peço. E como peço.
Peço tanto. Peço por mim, pelos meus amigos, pela família, pelos que estimo, pela população mundial... Nossa! As vezes imagino que canso Ele com isso.
É tão complicado pedir sem perspectiva de receber e é um pouco triste também. Não que Deus não nos dê o que pedimos, e na verdade Ele mesmo diz: “Pedi e dar-se vos a”, o problema é que pedimos tantas coisas das quais não precisamos. Pedimos coisas que talvez fossem destruir nossas vidas ou acabar com a paz que temos.
Pensa só. A maioria de nós, alguma vez, já pediu a Deus algo e não ganhou. E com o passar do tempo viu que o tal desejo não fez falta nenhuma. Que se você tivesse “aquilo” no momento que vive hoje, estaria fora do contexto da sua vida.
 Triste também é quando você pede, recebe e logo em seguida desiste do que pediu.
É triste... Acredite.
Conclui que, o problema não está em pedir e sim em não saber o que se quer. Ou na verdade, do que se precisa. Não precisamos de tudo que queremos assim como não merecemos tudo que pedimos.
Com isso não quero desmotivar ninguém a pedir alguma coisa, pelo contrário. Certa vez eu li em sábias palavras de Arnaldo Jabor a seguinte frase: “Pedir é a maneira mais eficaz de merecer. É a contingência maior de quem precisa”. Peça! Peça sempre  a Deus.  Pois se Ele não te der, ninguém mais pode. Não quero que você desanime.  Quero sim que fique alerta, está é minha intenção.
 Não peça tudo que você pensa desejar ou merecer. Antes pense se você realmente precisa. Se ao receber, realmente sua vida vai melhorar.
 Tenha cuidado com o que pede. Você pode receber. E ao receber, sua vida pode se transformar.

                                                                                                Gabriela Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário